Espetáculos

PROGRAMAÇÃO GERAL

 23/01 – Terça

10h ás 11h | Instituições Beneficentes

Espetáculo: Picadeiro Livre

Coletivo Picadeiro

Fernandópolis – SP

Sinopse: O Picadeiro é a área central e circular de um circo, reservada às apresentações dos artistas, na atualidade o Circo ganhou outras perspectivas de atuação e hoje ocupa teatros, praças e ruas, porém o picadeiro ou lona é o local de referência para o desenvolvimento e apresentação de números. Picadeiro Livre reúne uma série de números clássicos buscando resgatar e valorizar a cultura circense. Números de palhaços, malabaristas e mágica são encenados com a participação do público que junto com os artistas cria uma atmosfera de riso e compartilhamento, fluindo arte e afetos.

IMG_2573

11h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Truques e Trambiques

Rué La Companhia

Guarulhos – SP

Sinopse: “Truques e Trambiques” traz consigo o universo dos artistas mambembes que perambulam por praças e feiras do país, carregando em suas malas antigas esquetes circenses e mágicas que atravessam os tempos, tendo a sua renovação conforme os dias atuais. O espetáculo conta a história de três palhaços que resolvem fazer uma apresentação de mágica, contando com as habilidades do atrapalhado ilusionista Mingal. O espetáculo surpreende pelas mágicas executadas com primor e comicidade, nutridas pelos inexperientes e enrolados ajudantes Zóim e Chicô que desejam compor o grande espetáculo. O trio cria uma enorme trapalhada para que o espetáculo dê certo, transitando entre o erro e o acerto.

Rué La Companhia

18:30h | Lona Praça Matriz

Cobertura Oficiosa – Só Ladies In.Press

Circo Di SóLadies

São Paulo – SP

Intervenção onde as palhaças realizam a cobertura artística através de sua imprensa oficiosa com fatos e relatos através de transmissões ao vivo pelo Facebook e outras intervenções que poderão ser postadas no canal no Youtube realizando entrevistas bem-humoradas com o público antes dos espetáculos.

Circo Di SóLadies - SóLadies InPress

19:30h | Lona Praça Matriz

Abertura Oficial

Mirabolante Companhia

Fernandópolis – SP

IMG_2452

20h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Batuque, canto e viola

Cia Boca do Lixo

Anápolis – GO

Sinopse: Movidos pela vontade de mudança, uma trupe do cerrado no interior de Goiás embarca em aventuras por diferentes culturas, vivenciando histórias e brincadeiras populares representadas pela figura do matuto goiano. O resultado dessa empreitada mostra a constante transformação do espetáculo que vai “Do lixo bela fauna e flora, poesia, batuque, canto e viola”.

Boca do Lixo - Batuque Canto e Viola - Fotografia Laryssa Rosseti Provensi

 24/01 – Quarta

10h ás 11h | Instituições Beneficentes

Espetáculo: Forfé!!!

Cia Moscas Volantes

Hortolândia – SP

Sinopse: Nélson do Bigodinho é um artista itinerante que leva em sua bagagem um número perigosíssimo, de extrema habilidade. Mas para executá-lo, Nélson precisará, em cena, de uma grande preparação pois “um número surpreendente exige uma preparação surpreendente”!

Será que em meio a animais xamânicos e super heróis Nélson conseguirá superar seu maior desafio?

Cia Moscas Volantes - Forfé - Fotografia Ricardo Avellar

11h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Bamboléro

Saracura do Brejo

Goiânia – GO

Sinopse: O popular Bambolê embora seja um aparelho simples, usado a séculos como brinquedo, foi no circo que se agregou valor acrescentando a “bamboleio” manobras, seqüências acrobáticas e de equilíbrio. No inicio de 2013, o palhaço goiano Saracura do Brejo iniciou sua pesquisa com o Hula Hoop ou Bambolê que resultou em um número em que desde a convocatória ao desenrolar do espetáculo baseia-se na manipulação e no uso divertido dos aros. O Palhaço Saracura do Brejo chega com sua malas de viagem que o acompanha por todos os lugares… Em seu corpo já se nota um estranho objeto… Algo parecido com um novo aparelho de circo? Algum novo tipo de malabares? Magica?

Saracura do Brejo - Bamboléro

16h ás 18h | Hospitais e Asilo – Santa Casa de Fernandópolis e Lar Residencial São Vicente de Paula.

Visita Hospitalar

Coordenação: Palhaços de Plantão

Fernandópolis – SP

Palhaços de Plantão - Fernandópolis - SP

20h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: O melhor show do mundo (na minha opinião)

Palhaço Ritalino

Londrina – PR

Sinopse: No espetáculo, a plateia vê um palco iluminado, mas após o terceiro sinal… cadê o show? A monotonia é quebrada pelos gritos do pipoqueiro, o palhaço Ritalino adentra o local e, pedindo licença da maneira mais espalhafatosa possível, ele vai abrindo caminho entre as fileiras da plateia e passando pelos lugares mais apertados e inacessíveis.  Está na hora de vender suas pipocas ao respeitável público. Aparentemente os artistas não chegarão a tempo e o pipoqueiro para não perder sua clientela resolve subir ao palco e entretê-los. Como vê o show toda noite, pensa que será fácil. O objetivo inicial de Ritalino ao estar na pele do artista é a de que o tempo passe, os sacos de pipoca esvaziem e a venda possa recomeçar. Como artista, ele é um completo desastre. É nessa derrota que o público encontra a gargalhada, percebe o objetivo do palhaço e seu imediato fiasco. O espetáculo tem um pequeno intervalo, assim como nos pequenos circos, onde os artistas completam a renda com a venda de comidas e souvenires. Portanto, Ritalino volta a trabalhar, o que significa mais pipocas à venda. Vê-se a malandragem do palhaço, mas também do vendedor ambulante.  É a dramaturgia da vida transformada em riso.

Palhaço Ritalino - O melhor show do mundo (na minha opinião)

 25/01 – Quinta

10h ás 11h | Instituições Beneficentes

Espetáculo: Sananab

Cia Pé de Chinelo

Ribeirão Preto – SP

Sinopse:

SANANAB retrata o universo de Bisgoio, um ser ingênuo, estúpido e humano a flor da
pele. Vivenciando situações embaraçosas e surpreendentes o palhaço constrói e desconstrói tudo ao seu redor revelando sua essência. Um encontro poético e engraçado que tem como principal motivo a troca entre palhaço e público, um jogo de
relacionamento humano.

Cia Pé de Chinelo - Sananab

10h ás 11h | Instituições Beneficentes

Espetáculo: Momentos de Libertad

El Gran Enano

Uruguai

Sinopse: Tudo começa com o caminhar das pessoas nos ritmos das ruas, praças e parques. Este palhaço com seu grande carisma, delírio e sua  surpreendente energia, se atreve a modificar a realidade das pessoas que transitam por estes espaços os propondo uma maneira diferente de andar, mover-se e se relacionar, os introduzindo em mundo de jogos e improvisações. Seguido de um tradicional número de equilibrismo com Rola Rola que surpreenderá ao público em eu fim e dará início a um ritual de fogo onde serão utilizados líquidos inflamáveis que arriscarão sua própria integridade física. Acompanhado por uma dança muito especial a qual duas pessoas do público vão formar parte desta cerimônia de amor participando de um encontro matrimonial efêmero.

El Gran Enano - Momentos de Libertad - Fotografia Janaína Amaral

11h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Bulacha, o domador de animais

Família Santiago Santos

Goiânia – GO

Sinopse: Uma galinha histérica, um célebre pato dublê de cinema, um cão feroz e um excêntrico domador formam parte desta divertida trupe mambembe, que viajam apresentando seus números de altíssima periculosidade e destemida bravura pelas terras deste mundo. Uma divertida e mágica aventura vivida por Bulacha e seus personagens.

Bulacha, O domador de Animais - Fotografia Ricardo Avellar

15h | Teatro Municipal

Concentração para a palhaceata

(com estação de maquiagem artística para o público)

16h ás 17h | Trajeto pela Av. dos Expedicionários

Palhaceata EuRiso

Saída: Teatro Municipal

Chegada: Lona – Praça da Matriz

_DSC3234

17h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Palco Aberto

Apresentadora: Srta. Ninow

Rio de Janeiro – RJ537050_632009010174603_1086682743_n

18h30 | Teatro Municipal

Espetáculo: O Dia D’Elas

Bella Cia e Praiaças

Santos – SP

Sinopse: Inspirado em “Esperando Godot”, de Samuel Becket, o espetáculo acontece no Dia da folga de duas palhaças, que resolvem  esquecer um pouco da rotina do lar, dos filhos, dos trabalhos e dos maridos. No meio do caminho: um convite inesperado! A aventura se passa com a inconstância dos planos de Flóris e Matrioska .As palhaças se pegam em confronto com suas consciências e pensam em desistir do Dia tão esperado e almejado que é sonhado por várias mulheres que tem a maternidade como algo primordial em suas vidas.A história das duas palhaças é resolvida com humor e sutileza, caminhando juntas para um bem em comum: causar o RISO. E como todo dia tem um fim…. Será que é hora de voltar a labuta?

Bella Cia O Dia D'Elas Fotografia Marinho Rodrigues

19h30 | Lona Praça Matriz

Recepção com Palhaço Jeca

Reinaldo Fachinni - Fotografia de Reinaldo Zerbetto

20h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: No Pocket

Coletivo Nopok

Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: No Pocket – Um espetáculo para todos os bolsos é um espetáculo de circo que utiliza as charlas clássicas, a música, a dança e a comédia física na criação de gags e cenas cômicas. Este espetáculo é uma sucessão de números que exploram o virtuosismo técnico acompanhado por música ao vivo. O fio condutor da sua dramaturgia é a relação direta dos artistas com o público, sendo este um importante elemento no jogo estabelecido.

Coletivo Nopok - No Pocket

26/01 – Sexta

10h ás 11h | Instituições Beneficentes

Contação de Histórias

Cia do Solo

Rio de Janeiro – RJ

Sinopse:

13006589_600722873409790_2575578965536584221_n

10h ás 11h | Instituições Beneficentes

Bulacha, O domador de Animais

Família Santiago Santos

Goiânia – GO

Sinopse: Uma galinha histérica, um célebre pato dublê de cinema, um cão feroz e um excêntrico domador formam parte desta divertida trupe mambembe, que viajam apresentando seus números de altíssima periculosidade e destemida bravura pelas terras deste mundo. Uma divertida e mágica aventura vivida por Bulacha e seus personagens.

Bulacha, O domador de Animais - Fotografia Ricardo Avellar

11h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Bancicleta e os palhaços QUASE músicos

Circo Navegador

São Sebastião – SP

Sinopse: Um objeto sonoro muito instigante surge antes mesmo de poder ser visto, pois o som chega primeiro… Aí então se avista de longe uma geringonça que ao ser pedalada produz música, é isso aí: uma Banda sobre uma Bicicleta, ou melhor, uma Bancicleta! Nunca ouviu falar? Simples: um veículo altamente desenvolvido, não poluente e poético. Ao pedalar, instrumentos de percussão (caixa e bumbo) são acionados automaticamente e a música vai surgindo e encantando pela criatividade. E para completar os palhaços Firuliro e Linfunfiro somam melodias com escaleta, flautas doce, transversal, serrote, entre outras maluquices.

Circo Navegador  Bancicleta e os Palhaços Quase Músicos  Fotografia Andre Santos

17h | Praça Matriz

Espetáculo: O Cubo na Roda

Dupla GomesNinow

Rio de Janeiro – RJ
Sinopse: O Cubo na Roda é um espetáculo de circo na rua sem fronteiras de idade, realizado para adultos, crianças e até mesmo adolescentes. Um show sem fronteira de espaços, adaptando-se a toda e qualquer praça ou canto ao ar livre.

Misturando malabares e comicidade, Senhorita Ninow e Mister Gomes contam com o auxílio de um corajoso ajudante para mostrarem suas habilidades circenses e se divertirem muito com o público, rompendo muitas vezes com a fronteira imaginária entre o picadeiro e a platéia.

Dupla Gomesninow  O cubo na Roda Fotografia Julio Ricardo da Silva

18h30 | Teatro Municipal

Espetáculo: Criado Mudo

Cia Mais Maior de Circo

São Paulo – SP

Sinopse: Móvel auxiliador, que fica ao lado da cama, onde colocam-se perfumes, escovas, diários e objetos pessoais, ás vezes íntimos e secretos. Originalmente criado para esconder os penicos onde os nobres faziam suas necessidades, substituiu a função originalmente cumprida por escravos e criados de nossos antepassados que passavam a noite velando, mudos, o sono de seus senhores. Num paralelo atual, a crônica cotidiana de um ser humano comum, lidando com as pressões e os encargos que a vida nos atribui.

Cia Mais Maior de Circo - Criado Mudo - Foto Ricardo Avellar

19h30 | Lona

Recepção com Palhaço Jeca

Reinaldo Fachinni - Fotografia de Reinaldo Zerbetto

20h | Lona

Espetáculo: A graça das muié

Coordenação: Lelê Marins

Brasília – DF

Lelê Marins - Brasília - DF - Foto Diego Bressani

27/01 – Sábado

10h | Praça Matriz

Espetáculo: Charme

Cia do Solo

Rio de Janeiro – RJ

Sinopse: Charme é um espetáculo de palhaço que se passa dentro de um salão de beleza onde a palhaça Dondoca é a irreverente e alucinada cabeleireira que apresenta seu salão através de sua ótica, que subverte a si mesma e aos objetos que compõem o universo de trabalho de uma cabeleireira.

Cia do Solo - Charme -  Fotografia Raquel Paiva

11h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Momentos de Libertad

El Gran Enano

Uruguai

Sinopse:Tudo começa com o caminhar das pessoas nos ritmos das ruas, praças e parques. Este palhaço com seu grande carisma, delírio e sua  surpreendente energia, se atreve a modificar a realidade das pessoas que transitam por estes espaços os propondo uma maneira diferente de andar, mover-se e se relacionar, os introduzindo em mundo de jogos e improvisações. Seguido de um tradicional número de equilibrismo com Rola Rola que surpreenderá ao público em eu fim e dará início a um ritual de fogo onde serão utilizados líquidos inflamáveis que arriscarão sua própria integridade física. Acompanhado por uma dança muito especial a qual duas pessoas do público vão formar parte desta cerimônia de amor participando de um encontro matrimonial efêmero.

El Gran Enano - Momentos de Libertad - Fotografia Janaína Amaral

16h | Praça Matriz

Espetáculo: Crazy Stilt Show

Umberto Rosichetti

Itália

Sinopse: O que você nunca viu um home fazer numa perna de pau? Você já viu se levantar? Fazer a mágica? Desembaraçar-se entre truques de malabarismo de fogo em uma única perna? E pular corda?
Tudo começa com uma barraca de camping… o que bate? Não se sabe, mas as crianças adoram! Em seguida, haverá um voluntário, uma corda mágica, uma serie de problemas que deixam cada vez mais o público com a respiração suspensa.
Este espetáculo original, que é uma mistura inteligente de técnicas diferentes, deixa você com um final feliz, muito amor e aplausos.

Umberto Rosichetti - Crazy Stilt Show

17h | Praça Matriz

Espetáculo: Super Tosco

Circo Teatro Rosa dos Ventos

Presidente Prudente – SP

Sinopse: Super Tosco não tem segredo, o espetáculo é super pela supremacia do que se apresenta, é mais que o mais dos mais! Chega a ser heróico de tão super. Mas o super não vem sozinho, é pressuposto para nome composto, aí que vem o Tosco.  A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar outra forma de heroísmo que não a tosca… A grandiosidade do Super aparece em espantosas acrobacias habilidades, número de equilíbrio, músicas cantadas e tocadas ao vivo com naipe de sopros e uma banda completa de um homem só, o Maestro Nicochina. Tem muito mais, animal feroz, bambolês adestrados e artistas internacionais que se apresentam a qualquer custo. (Obs.: Ma… ma pensa num negócio tosco? Malacabado? Bagunçado? Sujo? Nuns artistas charlatões?). Essa é uma farra circense para rir, e muito!

Circo Teatro Rosa dos Ventos - SuperTosco - Fotografia João Paulo Pimenta

18h30 | Teatro Municipal

Espetáculo: Palhaça Sola

Atua Cia Teatral

Ribeirão Preto – SP

Sinopse: Uma palhaça despejada que não sabe onde nem tampouco como recomeçar. Tendo a solidão como cúmplice, inicia a construção da sua nova casa e durante essa tentativa encontra uma revista com preciosa chamada: “Como arranjar um companheiro em 3 passos”. Piolinha cumpre as 3 etapas e toma suas conclusões.

Atua Cia Teatral - Palhaça Sola - Fotografia Sté Fratechi

19h30 | Lona Praça Matriz

Recepção com Palhaço Jeca

Reinaldo Fachinni - Fotografia de Reinaldo Zerbetto

20h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Gala dos palhaços

Apresentador: Trevo Show

Brasília – DF

Trevo Show - Brasília - DF

21h | Lona

Show: Forró de Lona

Goiânia – GO

28/01 – Domingo

17h | Praça Matriz

Espetáculo: Roda Cômica

Apresentador: Nelson do Bigodinho

Hortolândia – SP

_DSC3058

19h30 | Lona Praça Matriz

Encerramento

Mirabolante Companhia

Fernandópolis – SP

Mirabolante Companhia - Fernandópolis - SP

20h | Lona Praça Matriz

Espetáculo: Versão Brasileira

Los Circo Los

Campinas – SP

Sinopse: Versões tipicamente brasileiras de cenas clássicas do circo! Com muita comicidade, malabarismo, dança, acrobacias e mágica, o público vai brincar e se surpreender. A trilha sonora empolgante e as rápidas trocas de figurinos marcam o ritmo frenético do espetáculo.

Los Circo Los - Versão Brasileira